Muntazer al-Zaidi foi preso depois de ter jogado os sapatos no ex-presidente dos EUA
Repórter de um canal de televisão privado (Al-Bagdadia), Muntazer al-Zaidi – que atirou os sapatos no ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no ano passado – foi libertado hoje (15), depois de ter cumprido nove meses de prisão, de uma pena de três anos.
Durante uma entrevista coletiva em Bagdá, em dezembro de 2008, o ex-presidente americano quase foi atingido na cabeça com os sapatos atirados por Al-Zaidi, que na ocasião gritou "Esse é o beijo de despedida do povo iraquiano, seu cão. Das viúvas, órfãos e dos mortos no Iraque." A prática de atirar os sapatos é considerada um grave insulto no mundo árabe.
O jornalista, que ficou na base militar de Muthanna, zona oeste de Bagdá, foi recepcionado pela família. De acordo com os familiares, Al-Zaidi foi torturado quando esteve preso e será levado a um país árabe (não divulgado) para receber tratamento médico.
Desde o fato, o repórter foi consagrado herói em vários países árabes e ganhou fama em todo o mundo pela ousadia de atirar os sapatos em Bush. (Com informações do G1 e de agências internacionais).
Veja o vídeo gravado em dezembro de 2008
(Vídeo extraído do youtube.com)
0 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)